TOLERAR OU RESPEITAR?

(por Regina Hühn)

O significado de Tolerar: Levar com paciência, suportar, consentir; permitir; deixar passar.
O significado de Respeitar: Ter em consideração; tratar segundo os preceitos da moral;cumprir, observar, honrar, reverenciar. Não causar dano a;

A palavra da moda,“intolerância”, vem substituindo um valor moral, básico Cristão, da humanidade que é o: Respeito. O Respeito está intimamente ligado ao AMOR e “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. “(1Jo 4.8)

Hoje temos Lei para: preservação do meio-ambiente, para preservação da água, para assegurar os direitos do Idosos, para as Pessoas Deficientes. E outros direitos já consagrados. Por que agora precisamos criar Leis, para se viver e praticar o Respeito para com o próximo, para com a natureza? Deus criou o homem, também, para cuidar da natureza, “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” (Gn 2:15)

Quem Ama, não causa dano. Quem Respeita, não causa dano. Conforme, Rm  8: 10 “O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” O respeito, o amor que devemos ter para com o próximo, para com a natureza, são valores que aprendemos nas Escrituras Sagradas.

O que falta ao homem? Falta o CONHECIMENTO, o TEMOR a DEUS! FALTA O RELACIONAMENTO COM O SENHOR!  Conforme está escrito: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento.” Os 4.6a; “E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;” Rm 1.28

No livro de Romanos está escrito:
Romanos 1:25-32  “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;  Estando cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.”

Não aprovamos a homossexualidade, por entendermos ser abominação, conforme o texto sagrado em Romanos 1:25-32. A Palavra de Deus é explicita. Mas, não é por isto, que iremos matar, violentar a pessoal que é homossexual. Agora, Tolerar, é outra situação, pois, também, a Palavra é clara: “Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.”

Aí, observamos a confusão de significados – à luz da Bíblia, devemos respeitar(AMAR) o pecador, mas não tolerar, consentir o PECADO. O Respeito, O Amor CRISTÃO, e principalmente, o TEMOR a DEUS, é que fará a diferença na SOCIEDADE.

Que o Espírito Santo do Senhor  nos revele a Sua vontade. 




Outros Posts:
[Qual a Igreja dos Sonhos...] [Prosperidade Bíblica] [Quais são os Princípios...]