A PROSPERIDADE BÍBLICA

TEXTO – LUCAS 5. 1- 11

INTRODUÇÃO
 

a)      O que você  sabe sobre Prosperidade hoje , dentro e fora da igreja ?
b)      O que você já tem lido na Bíblia sobre Prosperidade?
c)      O que significa Prosperar em Gênesis 39.23? –  o texto diz que José prosperava – mas ele estava preso ? E Jó prosperou?
d)      Vivemos dias, nos quais o assunto Prosperidade tem causado  grande confusão nas igrejas,  mas é preciso entender que muito do que se fala como prosperidade não o é aos olhos de Deus . José era próspero não porque tinha dinheiro ou fama, mas porque sua vida espiritual crescia, prosperava no centro da vontade de Deus. A benção material vem embutida , não deve ser a primeira busca.
e)      Vamos agora,  com mentes abertas saber da Bíblia na palavra de Jesus a Pedro diante de um tão grande milagre, o que ele nos ensina.

1)  PEDRO FOI SUBMETIDO A UM TESTE POR JESUS – O SEU COMPROMISSO
a) Lemos em Lucas 5.3 Lendo o v 2   vemos que eles estavam lavando suas redes, tudo isso começa dentro de um dia de trabalho de Pedro e de sua equipe.Jesus pediu que ele parasse para dar atenção a sua palavra , ao seu interesse no Reino de Deus.
b) Isto já nos ensina que prosperidade financeira  não tem o primeiro lugar nas palavras de Jesus, ela  vem decorrente de abrirmos   a nossa vida, casa e trabalho para o Reino de Deus . Lembra a Bíblia  quando diz – “Foste Fiel no pouco, sobre o muito te colocarei “
c)      Diz o texto em pauta  ainda “Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão”.Você certamente tem ocupado  a Deus sempre para pedir, implorar e até exigir.,você já deu espaço para Deus lhe chamar, responsabilizar pela sua obra . Deus dizer, José, que quero falar com você?
d)      Pedro tinha um problema- ele não pescara  a noite inteira – Quando Jesus viu  o seu compromisso e abertura  de vida para a obra disse- Vamos ao mar e o milagre veio.Ele trouxe a solução a expectativa de Pedro _- Por que não pescamos ?

2) PEDRO TINHA UM CLARO ENTENDIMENTO DA POSIÇÃO DE AUTORIDADE OCUPADA POR JESUS – v. 5  - Mt 5.42
a) Quando Jesus terminou de ministrar ele se lança ao mar. Pedro não questiona que Jesus é Carpinteiro,que não entende bem de pescaria  porque sabe que ele é Salvador.Era convincente no que falava.
b) Quando Pedro interpela Jesus  ele o chama de -  MESTRE – palavra que quer dizer : alguém que tem autoridade para mandar .Era portanto mais do que carpinteiro, na visão de Pedro
c) Desta forma, Pedro se submete totalmente a autoridade de Jesus, certo de que , por mais ilógico que parecesse que ele Pedro, experimentado pescador, que não pescou nada e sabe que ali não tem nada, mas a AUTORIDADE reconhecida de Jesus lhe leva a dizer. Já que tu mandas, eu faço.E obedeceu.E olha que Pedro tinha horas que era resistente..!!!!!!
d) Lembra do Centurião a quem Jesus atendeu dizendo que iria a sua casa para curar seu servo? Ele disse- Jesus, não precisa, ir.Por que eu digo aos meus-  VAI e ele vai , VEM e ele vem. Usa a tua autoridade e eu obedeço. Esse exemplo devem mexer conosco porque muitas vezes a nossa fé é muito contemplativa e de pouca obediência – não é  como o anjo que foi anunciar o nascimento de Deus – Vai e ele foi.

3) PEDRO ESTAVA DISPOSTO A DEIXAR TUDO – ABRIR MÃO – V.10,11
 a) O  restante do trecho nos mostra o milagre ocorrido e a reação de Pedro e dos que estavam com ele e não era para menos. Mas Jesus tem uma palavra a mais.Jesus sempre tem algo para nos dizer e algo mais.Nós estamos tão apressados que não temos tempo para ouvir calmamente Jesus nos falar. .v. 10 ele disse- Não temas – doravante serás  pescador de homens – pessoas – e o texto nos  diz que quando eles arrastaram os barcos sobre a praia, eles deixaram tudo e o seguiram. Que momento forte. .
b) Será que Pedro entendeu essa historia de pescador de homens? Creio que de imediato não.Pedro muitas vezes ia entendendo Jesus aos poucos .Mas apesar da curiosidade deste fato. Pedro aceitou deixou tudo e foi mas não sem temer.Jesus começou consolando a todos – NÃO TEMAS – Jesus sabe que mesmo quando parecemos corajosos temos muito medo por dentro.Ele nos conhece por dentro.
c) Aprendemos também  que somos chamados para ter tudo em Cristo mas em primeiro somos chamados a deixar tudo e seguir.Isso é abandono do apego aos bens a fama aos pontos de vistas que são só seus .
Estamos falando da exigência de um vínculo indissolúvel entre o Salvador e o salvo. Em primeiro lugar – JESUS – Mt 6.33 Com ele e sua mensagem , com os alvos do seu Reino. Não com os propósitos da vinda do mundo sem Cristo. Mas com o crivo do Espírito Santo no que devemos fazer.

CONCLUSÃO
a)      Deus ministra a  sua Palavra a todos os servos dizendo que ele quer que seus filhos sejam prósperos .Que tenham cuidado com essa sede de felicidade da sociedade, sem Deu,s porque os propósitos não são os mesmos. Felicidade no seu reino passa por fidelidade e obediência é só ler Salmo 1o
b)      Deus nos diz que às vezes ele nos convida aparentemente a perder para ganhar. Pedro disse o que ganhamos deixando tudo e te seguindo. Jesus disse que recebemos não somente bênçãos agora, mas  ainda a herança da vida eterna.(Ler Mt 19.29 e Marcos 10.29,30 )  Há bênçãos  de prosperidade hoje,  mas essa não é a primeira coisa –a  primeira é  estar disponível para servir a Jesus deixando tudo – Leia Lucas 9. 23 – “ Se alguém quiser – renuncie-se a si mesmo – tome cada dia a sua cruz – de disciplina – e siga-me –“ 
c)      Desta forma aprendemos que o que parece termos perdidos  em Cristo nós ganhamos de modo extraordinário. Toda riqueza e sabedoria se torna nada junto de Cristo – Paulo disse, para mim tudo isso é esterco
d)      Este é o caminho da prosperidade de Deus para os homens a quem ele ama.Não é um caminho fácil mas é abençoado.Seu caminho é estreito, ele disse, o largo é da perdição. Quem busca prazeres, orgias,.desejo mórbido de  Consumir, ter cada vez mais, felicidade de forma hedonista. Sem crer, sem obedecer , sem viver a alegria das coisas da comunhão de Deus não conhece a verdadeira  prosperidade. Deus cuida dos seus filhos e nada nos faltará, mas a soberania é de DEUS. Amém.

Pr Elias Teodoro