Verdades difíceis & Amor profundo: Refletindo sobre Soberania, Sofrimento e a Promessa dos Céus - Randy Alcorn


Todas as coisas cooperam para o Bem


    E sabemos que Deus faz que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 

Iremos nos concentrar em um dos versículos mais importantes das Escrituras, [Romanos 8:28]. Porém é algo insensível jogar [Romanos 8:28] numa pessoa para que minimize o sofrimento. Jesus chorou sobre o sofrimento e a feiúra da morte. As Escrituras nunca minimizam a dor e o sofrimento enquanto olhamos para a ressurreição. No entanto, Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que O amam.

Alguns poderiam dizer que este versículo soa cruel para eles. No entanto, Deus é totalmente soberano e Ele pode cumprir todas as promessas desde versículo. Depois que vemos o que este versículo realmente significa, então veremos Deus tão elevado e em tudo glorioso.

É impressionante a dor que há neste mundo. Mas quanto pior as coisas estão, quanto maior a história da redenção deve ser para fazer as coisas certas. A história da redenção em Cristo tem um final glorioso como mostra [Efésios 2:7], “ para mostrar , nos vindouros séculos, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.”

O que você saberia da graça de Deus, se o pecado e o mal e o sofrimento não teriam entrado neste mundo? O que você sabe da misericórdia de Deus? O que você saberia da Sua paciência? O que você conheceria da Sua compaixão? Existem atributos de Deus que nunca conheceríamos, celebraríamos e O louvaríamos por toda a eternidade se não houvesse tão grande sofrimento no mundo. Nós nos tornaremos mais parecidos com Cristo, Deus será mais glorificado por toda a eternidade, e nós experimentaremos bem maior do que jamais teríamos se todas as coisas ruins não tivessem acontecido.

Herdeiros com Cristo

Deus nunca retirou sua intenção original de pessoas justas reinarem sobre a terra por toda a eternidade. [Romanos 8:16-17] diz que “o próprio Espírito testificas com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.”

Somos herdeiros do rei e nosso empreendimento familiar é reinar. Teremos corpos ressuscitados, em um mundo ressuscitado, em uma cultura ressuscitada na nova terra. Reinaremos na terra para a glória de Deus. [Daniel 7:27] nos dá um retrato desta realidade vindoura: “O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo der todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.”

[Romanos 8:16-17] fala sobre como precisamos sofrer para reinarmos com ele. A vida de facilidades é um prejuízo para o desenvolvimento de pessoas de caráter e de semelhança com Cristo. Deus nos dá muitas dádivas boas, mas Deus não quer que o mundo por vir seja governado por pessoas a menos que sejam semelhantes a Cristo. Cometemos um grande erro em pensar que Deus está simplesmente preparando um lugar para nós, sem nos preparar para este lugar. Deus está nos preparando para governar com justiça como reis servidores no mundo que ele tem para nós. O sofrimento está diretamente relacionado com o reinar sobre o Seu reino como herdeiros de Deus.

As aflições preparam para a Glória

Cada vez que olhamos para [Romanos 8:18]  “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” deveríamos compará-lo com [2 Coríntios 4:17]  ”Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação.”  Se você quiser saber o que Paulo considerava uma tribulação leve e momentânea, leia [2 Coríntios 11:23-29]  aprisionamentos, espancamentos, à beira da morte, chicotadas, apedrejamento, naufrágios, fadiga, dificuldades, noites sem dormir, etc.

Jesus disse em [Mateus 13:43]  “Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai.” Isto começa aqui e agora e continua por toda a eternidade. Não pense que Deus quer que você espere até que você morra para se tornar semelhante a Jesus. Já nesta vida devemos nos tornar semelhantes a Cristo. Isto acontece através do sofrimento e isto acontece através da adversidade.

É o Espírito de Deus que nos ajuda a crer que a Palavra de Deus é verdadeira em dizer que todas as coisas cooperam para o bem. Nada nos separará do amor de Cristo porque Deus está trabalhando todas as coisas para o nosso bem [Efésios 1:11] e [Romanos 8:28]. O melhor ainda está por vir. Essa é a promessa de Deus paga pelo sangue de Jesus. Quando estiver no meio de um sofrimento e você duvidar que Jesus se importa com você, imagine-o estendendo suas mãos cicatrizadas e mostrando-lhe a prova do seu amor por você. 

tradução: Priscilla Borges
© Desiring God 2010 National Conference