DEUS, POR AMOR, CRIOU

DEUS, POR AMOR, CRIOU
(Green/Kaschel/Mel. Trad. Americana)

Deus, por amor, criou pra nós o planeta,
Simples faísca na expansão universal.
Deu-lhe propósito: servir de berço à vida,
Para os humanos ser um lar especial.

Demos louvor ao Senhor pela Terra,
Onde podemos nós viver e trabalhar.
Todos os povos poderão ter a fartura
Só quando todos nós soubermos partilhar.

Ó Deus, nós agredimos a natureza -
Solo, florestas, animais, o céu e o mar.
Dá-nos, ó Deus, o Teu perdão, pois queremos
A Tua criação amar e respeitar.


       O poeta de DEUS, POR AMOR, CRIOU (55 HCC) começa destacando o propósito de Deus ao criar o mundo: preparar um lar especial para nós. Deus entregou tudo pronto para o homem aproveitar a natureza, para admirá-la, para, por meio do trabalho, tirar dela o seu sustento. E essa tarefa foi dada a todos, indistintamente. No entanto, quem continua afastado do Plano do Criador muitas vezes só pensa em explorá-la, sem se preocupar  com a destruição agravada no último século.  Ou limita-se a admirá-la, sem nada fazer pela sua preservação.      
       É bem verdade que muitas vezes não temos consciência de que estamos indo contra a preservação - usamos papel desnecessariamente e plásticos em abundância, deixamos que estranhos ao evangelho reclamem do desmatamento da Amazônia, do uso indevido da água, da poluição dos rios, esquecendo que essa tarefa deveria ser primeiramente nossa, dos cristãos. Afinal, a amor de Cristo chegou a nós somente para salvar a alma, mas para salvar o homem de maneira integral - corpo, alma e espírito. Para dar-lhe vida plena, de alegria e fartura, de amor, salvação e graça neste mundo e na eternidade.
       Que, como o poeta, possamos pedir ao Senhor nos perdoe e nos dê, a cada ação cotidiana, consciência e responsabilidade com o nosso próximo e com o mundo físico que nos cerca.


Rísia de Barros Coelho