PLANOS DE DEUS PARA SUA VIDA

"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor"
(Provérbios 16:1)

Em meio a tantos projetos, a novas metas e almejadas conquistas, tendemos a elaborar os planos para o ano novo, quanto tudo para recomeçar, inclusive nosso ânimo de seguir a caminhada cotidiana. É neste momento, que muitos podem esquecer-se de uma perspectiva fundamental para seguir em frente. E é justamente pensando nela que tenho em mente as palavras de Salomão no versículo acima.

Não há problema em fazer planos para alcançar os mais diferentes objetivos que temos ao longo da vida. Eles são bem vindos, pois nos dão um rumo, nos servem como bússola em meio a tantas alternativas possíveis. Planos são necessários para todos, nos investimentos, nas compras, nas férias, nas festas, na volta às aulas, no trabalho, etc. São importantes antes mesmo de constituirmos uma família, ou seja, ao arquitetá-la. Salomão estava bem certo quando afirmou que o coração do ser humano é capaz de fazer seus planos. Porém, ele não para aí, na finitude humana, nos lança para os braços do Pai, nos coloca sob controle de Deus.

A capacidade de traçar os planos para o futuro pede residir no homem, no entanto é preciso que atentemos para verdade contida nesse provérbio: o amanhã pertence a Deus. É dEle que aguardamos a resposta aos nossos projetos e é a Sua vontade que define e clareia os planos que esboçamos para o nosso viver diário. Com esta perspectiva, submetemos a nossa vontade à vontade de Deus, aprendendo a abrir mão das nossas respostas e a buscarmos sempre a sua, que é boa, agradável e perfeita. Quando submetermos nossos planos a Deus, não deixaremos que as preocupações com o amanhã afetem o nosso relacionamento com Deus hoje. Colocar-nos-emos cada vez mais em sintonia com o Seu querer e dispostos a deixá-lo escrever sua vontade em nós, como tão bem expressou Myrthes Mathias em sua poesia:

Senhor, aqui está a minha vida,/ Não como um documento já preparado, /
À espera da tua rubrica./ Apenas uma folha de papel em branco/
A ser preenchida com a vontade Tua,/ Com os planos Teus,/ (...)/
Quero sair agora,/ Ainda hoje,/ Se possível for,/ A mostrar ao mundo/
O que escreveste em mim,/ A provar aos homens que Tu és o autor.
(Trechos de Escreve em mim, 1987)

Que o Autor da vida escreva a sua história em 2011 e sempre!


Michele Barros