DEUS NOS PERGUNTA: TU ME AMAS?

“Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por Ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.” (João 21:17 ARA)


O versículo registra a terceira vez que Jesus pergunta a Pedro se ele o ama, e,diante da afirmativa de Pedro, pela terceira vez lhe diz que, se ama, deve  apascentar suas ovelhas, seus cordeirinhos. E Jesus não perguntou para mais ninguém se o amava. Em João 14.21, Jesus disse que aquele que pratica Seus mandamentos é quem o ama, mas não perguntou nada.

É bem verdade que nem todo mundo foi chamado por Deus para ser pastor, no sentido de um ofício ministerial, mas, após meditar nesse versículo, pude vê-lo sob uma ótica diferente. O que é pastorear? É ser pastor, no sentido eclesiástico do termo, ou é tomar conta das ovelhas? 

Se trilharmos o caminho de que pastorear é tomar conta das ovelhas, não vejo nenhum problema em relacionar isso com o amar a Deus. Afinal, Jesus destacou que o primeiro mandamento é amar a Deus e o segundo é amar ao próximo. Amar não é um mero sentimento platônico, mas implica em práticas de pastoreio, como cuidado, aconselhamento, suprimento, cobertura espiritual, intercessão e tantas outras coisas.

Meu irmão, se você ama a Deus deve se preocupar em pastorar suas ovelhas. Elas estão em sua  casa (você, chefe de família), em sua família, em sua classe de EBD, na igreja ou  ministério que exerce. Você não precisa ser necessariamente o pastor delas para pastorear. Apenas ame-as, como quem ama a Deus e quer repartir esse amor. Apenas seja benção na vida delas, para expressar seu amor a Deus.

Estou bem convicto de que este é um fator de mudança importante em nossas igrejas e comunidades. Amo cuidar de pessoas, mas também amo ser abençoado por elas. Isso é viver em igreja: expressar amor a Deus.

Extraído de www.ejesus.com.br