NATAL, É TEMPO DE FESTA.

E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. - Lucas 2:10

Eu gosto do Natal. É a minha data predileta do ano. Os cânticos, os sons, as luzes, as cores, os sinos e tudo o que adorna esta ocasião festiva revela um espírito de alegria. Nas igrejas, na ruas e até nos shoppings, os cânticos de Natal são tocados sem parar.

"Noite Feliz", "Oh! vinde adoremos" falam de Jesus, o Salvador.



Toda a atmosfera fica cheia com os cânticos de Natal. Os corações das pessoas ficam mais sensíveis, são mais bondosas, valorizam mais suas famílias.

Jesus é a figura central na maior celebração do ano. Todo o mundo pára. O comércio se agita. Todos reconhecem o Seu nascimento. As pessoas trocam presentes, falam palavras de agradecimento, arrumam a árvore de Natal. Parece que toda a humanidade pára para refletir. Houve festa também no primeiro dia de Natal. Um anjo anunciou aos pastores no campo: "Eu vos trago novas de grande alegria, que o será para todo o povo." (Lucas 2:10).

"No mesmo instante apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra entre os homens, a quem Ele quer bem" (Lucas 2:13,14).

Alegria, gozo, vitória, louvor, adoração, boa nova de grande alegria para todos nós.

Mas o que permanece quando a festa acaba? Quando guardamos os enfeites? Será que tudo termina?

Não! O Natal é permanente porque contém verdades eternas. Esta celebração não tem fim. Todos os dias, sempre, até a volta de Jesus. O que, afinal, aconteceu neste dia?

1- Deus se tornou filho do Homem para que nós pudéssemos ser filhos de Deus

"Mas a todos os que o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus." (João 1:12).

O Natal diz que eu posso ser filho de Deus. Isto é motivo para festejarmos.

O Natal fala de relacionamento - Deus é meu Pai e eu sou seu filho.

Fala de autoridade - como filho de Deus eu recebi autoridade. "Tudo o que pedirdes em meu Nome", disse Jesus, "eu o farei" (João 14:13-14). Nós temos perdão, paz, cura, sabedoria, alegria. Somos filhos.

Fala de Herança - a Bíblia diz: "Tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da Promessa, o qual é o penhor (garantia) da nossa herança..." (Ef. 1:13-14).

É uma "herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, guardada nos céus para nós" (I Pedro 1:4).

Um lugar eterno está sendo preparado para os filhos de Deus. Um lugar na presença de Deus, um lugar de adoração, uma herança tremenda.

Você já aceitou a provisão de Deus para você? Você já entregou sua vida a Jesus? Se não, faça isto agora recebendo a Jesus Cristo como teu Senhor e Salvador. Ele é a única porta para o céu. Somente a fé em Jesus te abrirá esta porta.

2- Deus de tornou pobre para que nós pudéssemos ser ricos

"Pois já conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo. que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela pobreza vos tornásseis ricos."(II Co. 8:9).

Deus entrou em um mundo de pobreza e miséria para nos dar suas riquezas. Ele tomou as minhas fraquezas e me deu alegria, minha vergonha e me deu honra, minhas doenças e me deu saúde, meus pecados e me deu justiça.

Eu era pobre, mas agora sou rico.

Eu vivia debaixo da maldição, mas agora vivo debaixo da bênção. A bênção corre atrás de mim. Eu estava sem esperança, então Jesus veio. Tirou a angústia e colocou sonhos, tirou os pecados e colocou santidade.

Isto é motivo para festejarmos. Não apenas por um dia, mas sempre.

3- Deus se fez pecado para nos tornar justos

"Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que nele fossemos feitos justiça de Deus." (II Co. 5:21)

O Deus da perfeição e pureza infinita tomou sobre si, na cruz, nossa imperfeição e impureza.

O profeta disse acerca de Jesus, quando ele foi crucificado: "...O Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos" (Is 53:6)

Deus em Cristo se tocado por nós. Por quê? Para que fôssemos feitos "justiça de Deus". Deus nos deu a sua justiça. Nós não somos mais indignos e injustos. Isto é motivo para festejarmos.

4- Deus se tornou um servo para que fôssemos reis

Jesus "sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo..." (Fp. 2:6-7).

João disse no livro de Apocalipse que "Aquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, nos fez reis e sacerdotes para o seu Deus e Pai" (Ap. 1:6).

Apocalípse 22:5 diz: "...e reinarão para todo sempre."

Nós fomos chamados para reinar. Reinar sobre as circunstâncias. Reinar em vida através de Jesus Cristo.

Isto é motivo para festejarmos.

Sim, este é motivo para festejarmos é: que Deus veio a esta terra, e se revestiu de tudo o que é humano, para que nós, eu e você, pudéssemos participar de tudo o que é divino.

Pr. Elias Teodoro.