O QUE EU ESPERO DA MEDITAÇÃO CRISTÃ PARA ME AJUDAR? (Parte 2)

“Bem aventurado o homem que.... tem o seu prazer na lei do SENHOR,
e na Sua lei medita de dia e de noite.” (Sl 1.1a.2)

Quando, desanimados, nos prosamos em oração, sem dúvida desejamos que a meditação na Palavra nos transforme em pessoas diferentes do que éramos. Nós queremos encontrar a Cristo na leitura da Palavra. Curioso, vamos ao texto para ouvir o que dEle precisamos saber e o que Ele tem a nos dizer em sua Palavra. A cada dia, temos a oportunidade de encontrá-lo antes de encontrar as outras pessoas. É nEle que podemos descansar tudo o que nos preocupa, as dificuldades, aquilo que nos deixa apreensivos, para que nos aquietemos.

Pergunte a si mesmo o que ainda o está impedindo de seguir a Cristo completamente, de deixá-lo ser aquele que vai à frente resolver o que precisamos. Pela proximidade nossa com Ele através da sua Palavra, obtemos ajuda para enfrentar as lutas do dia. Começamos o dia fortalecidos em nossa fé.

Quanto ao texto indicado para meditação, como estudá-lo? Escolhido um texto de dez a quinze versos, medite nele durante toda a semana. Meditar cada dia em um texto diferente poderá limitar o aprofundamento da leitura. Mesmo que você vá ensinar a Bíblia no domingo, procure ter outro texto para meditação, pois o ensino da lição ou o sermão a ser pregado deverão merecer atenção e estudo específico. É muito importante que uma comunidade e seus líderes meditem no mesmo texto ao longo da semana.

Um bom horário para meditar é de manhã, antes de começar as tarefas, as atividades do dia. Meia hora é o mínimo de tempo necessário para a meditação, que deve observar o seguinte pré-requisito: quietude extrema, cujo objetivo é não ser distraído com nada, por mais importante que seja.


Pr. Elias Teodoro da Silva