POR QUE MEDITAR DIARIAMENTE NA PALAVRA DE DEUS? (Parte 1)

“Bem aventurado o homem que.... tem o seu prazer na lei do SENHOR,
e na Sua lei medita de dia e de noite.” (Sl 1.1a.2)

Devo meditar na Palavra de Deus porque sou um cristão, e porque cada dia em que não passeio mais profundamente no conhecimento da Sagrada Escritura, meu tempo é desperdiçado. Eu só posso continuar na certeza do firme fundamento da Palavra de Deus se, como cristão, eu aprender a conhecer a Escritura, meditar em oração e não apenas por ouvir sermões.

Medito na Palavra porque eu sou pregador do Evangelho, e não posso expor a Escritura a menos que eu deixe que ela fale a mim diariamente. Eu estarei utilizando mal a Palavra em meu trabalho, se não meditar nela continuamente em oração. Se a Palavra parece muita vazia para mim, se eu não tiver experimentado sua verdade, tudo isto, é um sinal inconfundível de que eu há muito tempo, não mais tenho deixado que ela fale ao meu coração. Eu erro quando, a cada dia, deixo de procurar a Palavra que o Senhor tem para mim naquela oportunidade. Atos 6.4, fala particularmente sobre o ministério da oração para aqueles que têm o compromisso de pregar a Palavra. O pastor deve orar mais do que os outros, e ele tem mais motivos para orar.

Medito também porque eu preciso de uma firme disciplina de oração. Nós temos paixão por orar como nossa fantasia nos leva, por pouco tempo, por muito tempo, ou até mesmo em todo o tempo. Mas oração não é uma oferta livre que apresentamos a Deus. Nós não somos livres para continuar como nós desejamos. Oração é o primeiro serviço do dia que prestamos a Deus (Sl 119.147, 164). Deus requer nosso tempo para este serviço. Deus precisou de tempo antes de enviar Cristo para nossa salvação. Ele precisa de tempo para vir ao meu coração, para me salvar.

Medito ainda porque eu preciso de ajuda contra minha pressa, que não é adequada, e também, contra a minha inquietação, que põe em perigo meu trabalho como pastor. Um serviço verdadeiramente dedicado todo dia só vem da paz que resulta da intimidade com a Palavra de Deus.

Pr. Elias Teodoro da Silva