RESGATANDO A ALMA DA ESCURIDÃO

“Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda! Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus.” (2 Coríntios 1.3-4)


Segundo a Palavra de Deus, depois que enfrentamos uma grande provação, descobrimos que estamos mais preparados para ajudar os outros e mais pacientes com quem estiver passando por um problema semelhante.

O rei Davi também compreendia os sentimentos e questionamentos de quem padecia com a depressão provocada pela provação. Nos salmos 42 e 43, ele repete a mesma pergunta três vezes: “Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito?” Abatimento da alma – esta é uma boa forma de definir a depressão.

Nem sempre as pessoas que passam por depressão conseguem identificar a causa do seu problema. Imagine que sua alma está na palma da sua mão. Você a levanta, olha para ela e pergunta:

– Por que você está abatida?

E você pode responder: porque meu marido foi embora, porque minha saúde é frágil, porque ainda não me casei, porque... porque... porque...

Não sabemos qual era a dor da alma de Davi, mas, por qualquer que tenha sido a aflição, sua resposta era: “Eu porei a minha esperança em Deus.” (Salmo 42.5b; 43.5b).

Mesmo que tudo em volta cause frustração, decepção, dor, etc., nunca esqueça que a verdadeira esperança não se foi. Davi não sabia quanto tempo duraria sua provação, mas, em meio a tudo o que passou, ele manteve sua esperança: “...e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmo 42.5b; 43.5b)

Interrogue sua alma e depois converse com o Senhor sobre a sua provação. Tire sua alma do quarto escuro em que ela quer se fechar e traga-a para a luz da esperança que Deus sempre tem para nos oferecer.

Para meditar: Efésios 3.20; Filipenses 4.6-7,13; Hebreus 12.5-11; Tiago 1.2-4; 1Pedro 4.12-12;5.7.

Jaime Kemp