CULTOS DAS QUARTAS-FEIRAS

Reflexão em Neemias 1: 1,8

Neemias, um homem deslocado pelo cativeiro babilônico, quer saber de Hanani sobre a situação dos judeus que restaram e sobre Jerusalém. Ele estava bem seguro e confortável na fortaleza em Susã. Como copeiro do rei, gozava de segurança, confortos e regalias. Mas a situação do seu povo era grande miséria e desprezo, e Jerusalém clamava pela urgente reconstrução dos seus muros e portões. (v. 1,3)

E qual foi a atitude do nosso profeta diante de tamanha desolação?

1- Oração e jejum. A mesma atitude que deve tomar todo crente dianta das dificuldades e dos desafios que Deus coloca diante da igreja desde aqueles tempos até os dias de hoje, pois existem muitos muros e portões que precisam ser edificados, tanto em nossa vida pessoal e familiar, como na igreja, e o trabalho é constante nunca se extingue. Por isso precisamos de muita oração e jejum, precisamos tirar as vestes reais e sair da segurança das nossas fortalezas, e dos confortos que parecem mais correntes que nos prendem ao comodismo. (v.4)

2- Quebrantamento humildade e arrependimento. Neemias confiou que somente Deus poderia mostrar o que fazer e somente Ele lhe daria os recursos para realizar aquela grande empreitada. Mas para que pudesse receber a auxílio divino precisava mais do que uma simples oração, esta oração tinha que ser acompanhada de quebrantamento, arrependimento e confissão de pecados, não só do povo judeu, mas do próprio profeta e toda sua família, afinal todos somos pacadores. (v. 5,6)

3- Reconhecer sua condição de pecador diante de Deus. Precisamos reconhecer todos os dias a nossa condição de pecador de um Deus Santo. O profeta reconhece a corrupção e a incapacidade do homem de guardar os mandamentos, os estatutos e os juízos que foram ordenados, e lembra o que foi dito a Moisés: "Vós transgredireis, e eu vos espalhareis entre os povos". (v. 7,8)


Ir. Paulo Fagundes