COMO VAI A SUA FAMÍLIA?


“Se o senhor não edificar a casa...” (Salmo 127.1)

“A União faz a força”, diz o adágio popular. Quando uma família vive unida, tudo vai bem. A união é uma defesa contra as forças malignas. Um lar unido deixa o inimigo sem ação, ao passo que a desunião é o caminho do fracasso. Todo lar que divide suas forças e seus propósitos abrido suas portas para o reino do mal se desfaz nas primeiras lutas que trava com o inimigo.


Mas a família unida vence e triunfa em seus ideais; a união é uma muralha de segurança que preserva o lar das ruínas morais e conjugais. Ao chegar em casa, de volta do trabalho e das lutas cotidianas, devemos nos esquecer das contendas e deixar os queixumes que porventura existam. Nosso lar precisa ter um ambiente de alegria, cooperação e cordialidade. Com a ajuda de todos, ninguém se sentirá sobrecarregado; mas se alguém deixa de cooperar, outro precisará fazer o serviço. É importante que, mesmo os filhos que trabalham fora de casa, ou os que estudam, não pensem que os que ficam em casa é quem devem cuidar de tudo para eles. A cooperação dentro do lar, a distribuição de tarefas, deve ser uma prática costumeira, assim como ajudar o próximo na comunidade. A união no lar, a ajuda mútua, revela o nível de fraternidade, de educação, de cultura de cada membro da família.

O lar é o reino do pai, e o mundo da mãe, é o céu da criança. É o lugar onde o estômago se alimenta várias vezes ao dia, e onde o coração se nutre de amor, de compaixão, mil vezes por hora. Lá fora, um mundo de guerra nos cerca, mas dentro do lar a competição deve dar lugar à alegria, ao amor, à solidariedade.
Querido adulto, jovem, adolescente, criança, como anda você em seu lar? Vai tudo bem em casa?
Ore e trabalhe e estenda a mão para o seu próximo, a afim de que todos se ameme e cresçam no amor de Cristo.
(Adaptado do site www.ibtaua.org.br)